Portagens circular

VII CONSELHO COORDENADOR

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS E HABITAÇÃO CONSOLIDA ACÇÕES PARA ALCANÇAR AS METAS DO PQG2020-2024
 
 
coordenador 2021O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH) realizou de 27 a 29 de Outubro de 2021, na cidade de Maputo o seu VII Conselho Coordenador sob o lema “CONSOLIDANDO ACÇÕES PARA O ALCANCE DAS METAS DO PROGRAMA QUINQUENAL DO GOVERNO 2020-2024”.
O Conselho Coordenador tinha como objectivo, fazer o balanço das actividades que que foram realizadas e em curso, no âmbito do Plano Económico e Social de 2021, avaliar o Programa Quinquenal do Governo (2020-2024), bem como perspectivar o Plano Económico e Social 2022 e fazer reflexão sobre que medidas a formar para  o alcance das metas preconizadas pelo governo.  
Na abertura do encontro, o Ministro das Obras Públicas Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, apontou a necessidade da revisão dos Procedimentos para a optimização do desempenho no MOPHRH tendo em vista a criação de capacidade interna de implementar Projectos de infra-estruturas de desenvolvimento e reduzir a sua dependência financeira.
Ainda neste Conselho Coordenador, para além de se discutir os desafios da celeridade na implementação das obras públicas com qualidade, assinou-se um acordo virtual entre o Governo Moçambique e do Zimbabwe, denominado Projecto a Gestão de Usos Competitivos de Água e Ecossistemas associados as bacias dos rios Púngué, Buzi e Save. O Projecto será implementado por um período de quatro anos financiado pelo Fundo Global para o Ambiente, num valor de seis milhões de dólares.
Discursando após a rubrica do acordo, o ministro Machatine, explicou que com base em parecerias será possível reduzir significativamente os impactos económicos causados pelas inundações e por outo lado, permitir ao governo prever, melhorar e investir em infra-estruturas que possam melhorar estes impactos dos eventos cíclicos. 
 
“Este instrumento recentemente assinado vale mais pelo seu conteúdo, do que pelo valor a ser  investido, se tivermos em linha de conta o nível de vulnerabilidade que o nosso País representa, como é sabido das 15 (quinze) bacias hidrográficas da região, 9 ( nove) delas são partilhadas e todas essas desaguam no nosso território Moçambicano e isso faz com que em momentos de muita precipitação o nosso país seja afectado por inundações“ disse Machatine.
 De referir que o VII Conselho Coordenador teve a duração de três dias e contou com a participação de vários quadros do MOPHRH oriundos de todo o país, representantes do sector privado e   de Ministérios. 
 

Fundo de Estradas

Av. Mártires de Inhaminga, no 170
Maputo - Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 55 89
  • Fax: (+258) 21305069
  • Email: info@fe.gov.mz