Portagens circular

Lançamento da primeira pedra para a construção da Portagem de Camuazachenga

1 pedra camuazanchengaA Estrada Nacional Número 7 (EN7), que liga Vanduzi, em Manica e a cidade de Tete, na Província do mesmo nome, vai contar, dentro em breve, com a Segunda portagem a ser montada na região de Camuazachenga, no posto administrativo de Nhampassa, distrito de Bárue. Neste momento existe uma portagem instalada na região de Pungué -Sul, distrito de Vanduzi.
As obras da portagem estão avaliadas em 40 milhões de meticais financiadas pelo Fundo Estradas, FP no âmbito do Programa Auto-Sustentado de Manutenção de Estradas (PROASME). No local serão construídos três edifícios um para serviços administrativos, polícia e dormitório, adicionalmente serão realizadas obras de alargamento de estradas na zona da portagem.


O empreendimento segundo o delegado do Fundo de Estradas em Manica, Manuel Pinto, visa promover a participação do cidadão na manutenção das vias, de forma a tê-las seguras e em boas condições de transitabilidade, bem como garantir que a produção possa ser escoada sem sobressaltos para os principais mercados, gerando renda para o sustento das famílias Moçambicanas.
O secretário do Estado em Manica Edson Macuácua, defendeu que a manutenção daquela estrada vai permitir a criação de condições para a melhoria de mobilidade de viaturas e trocas comerciais interdistritais, provinciais com países do interior (sem litoral), contribuindo para o aumento de receitas nas comunidades locais, bem como no crescimento da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Para Macuácua, a manutenção da estrada, resultante das taxas pagas pelos automobilistas, irá reduzir drasticamente os acidentes de viação, que tem ocorrido nesta rodovia, alguns dos quais causados pelo mau estado da via. Por isso pediu as comunidades e as autoridades locais a assumirem as infra-estruturas como um ganho, não só local, como também de todos os moçambicanos.
Apelou ao empreiteiro a observar com rigor os prazos contratuais, bem como os aspectos de engenharia e arquitectura, concedendo a necessária consistência, robustez e resiliência aos eventos climáticos extremos, valorizando assim o investimento feito. Fonte Jornal Noticias.

Fundo de Estradas

Av. Mártires de Inhaminga, no 170
Maputo - Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 55 89
  • Fax: (+258) 21305069
  • Email: info@fe.gov.mz