Portagens circular

Presidente da República Lança o Programa Promove Transporte

Picture2 PR1O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, lançou oficialmente no dia 4 de Setembro último, no Município de Angoche, Província de Nampula, o Programa de Desenvolvimento Rural, denominado Programa PROMOVE Transporte. O PROMOVE Transporte visa contribuir para o crescimento económico sustentável, inclusivo e de base ampla e reduzir a pobreza nas áreas rurais e a vulnerabilidade aos impactos das mudanças climáticas das mesmas, através da melhoria da segurança alimentar do estado nutricional da população, e da competitividade rural.

Durante a sua intervenção Filipe Nyisi, afirmou que com a entrada na fase de execução do programa, serão criados 1500 postos de trabalho, entre directos especializados, semi especializados, não especializados, incluindo residentes locais. Apontou como exemplo as pontencialidades agrícolas da zona Norte da província da Zambézia, enfatizando que o programa lancado irá impulsionar a cadeia de valor do milho, algodão, tabaco, feijao, gergelim, horticulas e outros produtos.

“O agro-negócio ou a cadeia de valor da agricultura também depende dos diferentes meios de transporte, por isso a construção e manutenção de estradas estão no centro das prioridades da agenda do desenvolvimento do País e a promocão da qualidade de vida para os moçambicanos“ disse o Presidente Nyusi.Picture1PR

Por outro lado, o embaixador da União Europeia, Sánchez Gaspar, salientou que as populações das províncias de Nampula e Zambézia são as que mais enfrentam desafios relacionados com os níveis de desenvolvimento e impacto das mudanças climáticas. Enfatizou que são regiões com forte potencial agrícola, pesqueiro e turístico, sendo que esta iniciativa vai ajudar a despertar essas potencialidades. Disse ainda que há necessidade de apostar na juventude para emprestar a força e dinâmica ao trabalho.

Esta iniciativa enquadra-se na implementação do Programa Quinquenal do Governo (PQG), 2020-2024 e foi instituído para corresponder às prioridades e objectivos da Política do Sector de Estradas e envolve também outros Parceiros de Desenvolvimento que apoiam no financiamento de Infra-estruturas Rurais.
O Lançamento do Programa de Desenvolvimento Rural contou com a participação do Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos João Machatine, Governadores e Secretários do Estado da Província da Zambézia e Nampula, Representante do Presidente do Conselho Municipal de Angoche, para além dos Parceiros, quadros do sector de estradas e outros convidados.

Fundo de Estradas

Av. Mártires de Inhaminga, no 170
Maputo - Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 55 89
  • Fax: (+258) 21305069
  • Email: info@fe.gov.mz