PCA do Fundo de Estradas, FP, eleito Presidente do grupo focal da África Austral da Associação dos fundos de Manutenção de Estradas de África (ARMFA)

O Presidente do Fundo de Estradas, FP Prof. Doutor Ângelo Macuácua foi eleito a 30 de Março para o prestigiante posto de Presidente do Grupo Focal  da África Austral da Associação dos fundos de Manutenção de Estradas de África (ARMFA). A eleição de Moçambique para presidente do grupo focal surge na sequência das propostas dos outros presidentes dos Fundos Nacionais de Manutenção de Estradas do grupo focal da África Austral. Por via deste grupo os Fundos Nacionais de manutenção de estradas promovem boas práticas ação dos Fundos de Manutenção de estradas de África (ARMFA). A ARMFA tem vários grupos focais, sendo que o da África Austral ARMFA SOUTHERN AFRICA FOCAL GROUP ( ASAFAG) constituído por nove membros nomeadamente: Moçambique, Angola, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Namíbia, Ilha das Comores, Zâmbia e Zimbabwe. É a primeira vez que o país assume a presidência deste grupo focal da ARMFA desde 2006, altura em que se tornou membro. De 2018 à data Moçambique ocupou o cargo de vice-presidente daquele grupo focal.

e a troca de experiências sobre o financiamento e a gestão dos investimentos em estradas.

Segundo o Presidente de Conselho de Administração do FE, FP durante o exercício deste mandato, Moçambique vai dar continuidade às ideias que o País defendeu ao nível do grupo focal essencialmente a participação dos utilizadores de estradas que é parte da materialização do protocolo que a SADC promulgou relativamente aos transportes, comunicações e meteorologia. No exercício deste mandato Moçambique tem a possibilidade de partilhar as suas experiências, promover o intercâmbio de conhecimento entre os vários fundos de estradas de África, e estar representado no comité executivo da ARMFA. A eleição de Moçambique representa o reconhecimento dos progressos que o país tem estado a registar na manutenção de estradas, o sucesso na introdução de novas formas de manutenção de estradas que incluem o princípio do utilizador pagador, adoptado no programa auto-sustentado de manutenção de estradas e a participação de associação de estradas.
Como benefícios adicionais para o País, o Presidente do FE, FP argumentou que esta eleição significa que Moçambique, através do FE, FP pode influenciar a agenda da organização, advogar pela forma como as infra-estruturas rodoviárias são financiadas para além de contribuir para a plataforma de mobilização de recursos para a construção e manutenção de estradas. Moçambique está integrado em corredores regionais e grande parte das suas estradas servem outros países da SADC. Portanto, faz todo o sentido que ASAFAG enquanto região, mobilize recursos junto de parceiros multilaterais de uma forma conjunta e que as acções de capacitação dos fundos de estradas, que também têm temas e desafios comuns, como a auditoria e a monitoria aos investimentos, sejam igualmente realizados em colaboração.

Fundo de Estradas

Av. Mártires de Inhaminga, no 170
Maputo - Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 55 89
  • Fax: (+258) 21305069
  • Email: info@fe.gov.mz