Portagens circular

Fundo de Estradas Refresca as Chefias das Suas Delegações Provinciais

Com o objectivo de conceder maior dinamismo no funcionamento das delegações do Fundo de Estradas, FP, no uso das competências que lhe são conferidas pela alínea (i), do número 1 do artigo 10, do Estatuto Orgânico do Fundo de Estradas, o Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Estradas, FP (FE, FP), Ângelo António Macuácua, nomeou e conferiu no dia 8 de Março de 2021 posse a 6 delegados provinciais do Fundo de Estradas e 1 chefe de repartição. Trata-se dos seguintes delegados provinciais: Albino Jaime Dimande para Maputo; Ilda Berta Biquiza Sumbana para Gaza; Moisés Chico Nunes para Inhambane; Antão Nhamuche para Tete; António Francisco Gomes da Silva para Sofala; Delmar João para Cabo Delgado; e Francisco Manuel José Dança nomeado como chefe de Repartição Provincial de Monitoria e Avaliação na Delegação Provincial FE,FP de Cabo Delgado.

Intervindo na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração do FE, FP afirmou que este é um novo ciclo de gestão e que os empossados devem conhecer os desafios que o sector de estradas tem e vão se juntar às equipas que lá se encontram e encorajou que trabalhassem em conjunto para o aperfeiçoamento da implementação de programas de estradas da Província em particular e do país em geral.
Dirigindo-se aos nomeados, Ângelo Macuácua disse esperar que todos estejam focados no trabalho e que se entreguem de forma abnegada de conformidade com o juramento e no compromisso de honra, tendo ajuntado que “valorizem o legado que vão receber nas províncias onde vão encontrar boas experiências e algumas coisas que precisam de ser melhoradas. Melhorem e capitalizem o que de bom foi feito ao longo destes anos”.
Na sua alocução o Presidente do FE, FP elencou, província a província, alguns desafios do sector que devem ser alvo da atenção dos delegados empossados, designadamente a manutenção de estradas e na implementação do PROASME (Programa Auto-Sustentado de Manutenção de Estradas).
Referindo-se ao PROASME disse que o enfoque dos empossados deve estar em dinamizar a construção de novas portagens, assegurar a cobrança de taxas naquelas que já existem, fazer uma correcta fiscalização do movimento de viaturas, assegurar que o sistema informático está a ser devidamente implementado, e garantir segurança e um bom nível de serviço para o utilizador das estradas.
O Presidente do FE, FP encorajou, igualmente, aos empossados a prestarem atenção aos outros programas implementados ao nível da província, do distrito, às estradas urbanas e manutenção provincial dos grandes projectos e projectos especiais financiados pelo Fundo Estradas, FP.
A finalizar o Presidente Ângelo Macuacua recomendou aos empossados a manterem um bom relacionamento de trabalho com os seus colegas e parceiros, bem como a manterem lealdade para com os órgãos de direção do FE, FP e a implementarem a legislação e regulamentos que regem a atuação da instituição e a função pública em geral.

 

 

Fundo de Estradas

Av. Mártires de Inhaminga, no 170
Maputo - Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 55 89
  • Fax: (+258) 21305069
  • Email: info@fe.gov.mz