Fundo de Estradas, FP tem novo Delegado na Província de Nampula

 

O Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Estradas, FP (FE, FP), Ângelo António Macuácua, usando das competências que lhe são conferidas pela alínea (i), do número 1 do artigo 10, do Estatuto Orgânico do Fundo de Estradas, nomeou o eng. Mariano Alves Nicubar, para exercer as funções de Delegado Provincial do FE, FP de Nampula. O Eng. Mariano Nicubar é quadro do FE, FP e tem longa experiência no sector, tendo exercido a mesma função nas províncias de Inhambane e Tete. 

Na sua intervenção, o Professor Ângelo Macuácua falou dos projectos existentes em Nampula com o financiamento de diferentes parceiros e, em particular, o mais recente designado PROASME (Programa Auto – Sustentado de Manutenção de Estradas), tendo referido: ʺ o desafio de dinamizar a construção das 4 portagens de estradas que estão na primeira fase de implementação; consolidar as operações das portagens em funcionamento e dinamizar as operações iniciais nas vias abrangidas pelo PROASME. Mais adiante, falou da necessidade de melhorar a qualidade de serviços onde os utentes pagam as taxas, de forma que sintam a diferença entre uma estrada com portagem e aquela que não tem ʺ.

 

O Professor Macuácua frisou a importância de o nomeado assegurar a implementação da legislação e regulamentos que regem a atuação da instituição, bem como da função publica em geral, tendo destacado o novo Regulamento interno do FE, FP em particular, que é um documento orientador. Sobre este instrumento realçou que os delegados devem nortear as suas ações com base nele e que é papel dos delegados promover a sua divulgação de forma a garantir que aquele instrumento contribua para criar, manter e melhorar o bom ambiente de trabalho.
Na sua alocução, o PCA apelou aos quadros do FE, FP presentes, a tudo fazerem para proteger e preservar a imagem do Fundo de Estradas, pois é uma instituição de grande prestigio nacional e internacional e com um mandato sensível. Dirigindo-se ao empossado, recomendou a cultivar e manter um bom relacionamento, não só dentro do Fundo, mas também fora sobretudo com o parceiro natural que é a Administração Nacional de Estradas (ANE) e os demais parceiros.
A finalizar o Presidente do Conselho de Administração, referiu que devido a Pandemia da COVID19 é imperioso cuidar da saúde dos colaboradores, porque eles são um ativo muito importante para a existência da instituição. Orientou o empossado a ser leal para com os órgãos de direção do FE, FP. E desejou sucessos ao Delegado da província de Nampula nas suas novas funções.

Fundo de Estradas

Av. Mártires de Inhaminga, no 170
Maputo - Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 55 89
  • Fax: (+258) 21305069
  • Email: info@fe.gov.mz