Fundo de Estradas, FP Nomeia Directores dos Serviços Centrais, Chefes de Departamentos e de Gabinete

O Presidente do Conselho de Administração Prof. Doutor Angelo Macuácua nomeou, Alfredo Raimundo Chicuava Director de Serviços Centrais de Gestão Financeira; Lourenço Veniça Director de Serviços Centrais de Planificação e Cooperação; Hipólito Aldo Pedro Zandamela Director de Serviços Centrais de Receitas e Portagens, Inácio Picardo Tsope Chefe de Gabinete de Auditoria, Cilesia Joao Chipepo, chefe de Departamento de Receitas, Felismina Esperança Munguambe Sito chefe de Departamento de Operações Financeiras, Francisco Àlvaro chefe de Departamento de Planificação e Cooperação. Nomeio também, Samuel Silvano Manhique chefe de Repartição de Gestão Patrimonial, Linda das Dores Bié Bungueia Secretária do Conselho de Administração, Sandra Marina Estevão Mondjane Secretária do Presidente do Conselho de Administração. 

Dirigindo-se aos nomeados, o PCA afirmou que FE,FP é uma instituição de referência na mobilização e na gestão de investimentos públicos, portanto, deve se trabalhar para a concretização da missão e da visão institucional e exortou que cada um de nos que esta em serviço em um cargo de direcção e chefia, tem que exaltar e promover esses valores no dia a dia e concretiza-los, referindo-se a integridade, o profissionalismo, a transparência, a tolerância zero a corrupção, e a eficiência entre outros valores que a instituição adoptou. 

 Adicionalmente referenciou que, “cada um de nos na sua área de trabalho cumpra e faça cumprir as leis os procedimentos e regulamentos e que somos uma instituição publica que trabalha no ambiente normado que temos que assegurar que estas normas se cumprem”.

Na ocasião o PCA exortou aos nomeados que devem promover acções de capacitação e desenvolver a valorização dos Recursos Humanos, que estão afectos as unidades que passam a dirigir. As responsabilidades primarias de desenvolver e capacitar esses recursos humanos recai sobre os chefes desses recursos que tem que encontrar a melhor forma, para que todos tenham melhor rendimento decorrente do envolvimento desses colegas.

Por outro lado, deixou algumas recomendações:

Na área Financeira recomendou que deve continuar a consolidar os ganhos que a instituição já tem, referindo-se as contas consolidadas e com a opinião de auditoria limpa e implementar as auditorias intercalares, de modo que o relatório de contas fique pronto ate 31 de Março.

Na área de Planificação e Cooperação, o PCA referiu-se a conclusão do plano estratégico do Sector e da instituição e assegurar que os instrumentos existam bem como os relatórios produzidos e entregues dentro dos prazos que são definidos para ganhar a confiança junto aos parceiros e buscar financiamento externo e interno. De acordo com o PCA, a iniciativa de transparência em implementação COsT deve continuar a merecer mais atenção. 

Na área de Receitas e Portagens, recomendou que os projectos em curso tenham êxitos na sua implementação nomeadamente: Proasme; informatização das portagens que deve ser prioritária; manual das operações das portagens; identidade visual das cabines e praças de portagens. 

Na área da Administração e Recursos Humanos, enfatizou há necessidade de priorizar o plano de formação e desenvolvimento de recursos humanos; conclusão das obras da sobre loja e primeiro andar; a Implementação do desenvolvimento de infra estrutura das nossas delegações e a revisão do regulamento de Assistência Medica e Medicamentosa.

Na Auditoria Interna, afirmou na ocasião que deve-se auditar também os grandes projectos porque é onde há mais dispêndio de recursos.

E na área Assessoria jurídica afirmou que de se deve ter atenção nas capacidades técnicas necessárias para podermos desenvolver as actividades implementar as nossas iniciativas dentro de um quadro de legalidade, apresentar e elaborar o estudo da legislação que é importante para que todos nós tenhamos consciência das normas que impactam sobre o nosso trabalho.

No final O Presidente do Conselho de Administração Prof. Doutor Angelo Macuácua agradeceu aos quadros que cessaram funções, em nome da instituição toda a dedicação no exercício das tarefas que vinham exercendo e que continuem a contribuir para o desenvolvimento da instituição.

Fundo de Estradas

Av. Mártires de Inhaminga, no 170
Maputo - Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 55 89
  • Fax: (+258) 21305069
  • Email: info@fe.gov.mz