Fundo de Estradas, FP Celebra o Dia Internacional da Função Pública com Reconhecimento aos Funcionários mais destacados
-
Publicado em jun 26, 2025.
O Fundo de Estradas, FP (FE, FP) assinalou com grande entusiasmo o Dia Internacional da Função Pública, uma data de reflexão e valorização do trabalho dedicado dos funcionários públicos no País. A cerimónia, presidida pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA), Ângelo Macuácua, foi marcada por discursos inspiradores e pela premiação de funcionários que se destacaram pelo seu desempenho exemplar.
Na sua intervenção, o PCA começou por enaltecer o empenho dos colaboradores do Fundo de Estradas, FP sublinhando que "o sector da administração pública é essencialmente baseado na mão de obra que somos nós, os funcionários". Acrescentou ainda que o desempenho de cada membro da equipa tem um impacto directo no bem-estar dos cidadãos, reforçando a importância da função pública na construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida. "A celebração deste dia é uma oportunidade para reconhecer o trabalho árduo e dedicado dos nossos funcionários, que todos os dias contribuem para o bom funcionamento da nossa instituição e para o bem-estar das pessoas", disse Ângelo Macuácua. "É um momento também para reflectirmos sobre como podemos melhorar e continuar a ser um espelho do desempenho do sector público." Durante a cerimónia, foram entregues prémios aos funcionários que se destacaram ao longo do ano passado. "Os premiados de hoje são aqueles que se distinguiram pelo seu empenho e desempenho excepcionais. No entanto, sabemos que há muitos outros que também merecem reconhecimento, e é nossa responsabilidade continuar a trabalhar para que todos nós possamos melhorar continuamente", afirmou o PCA.
Além disso, o Presidente do Conselho de Administração sublinhou a importância de os premiados assumirem uma "tripla responsabilidade": continuar a ser modelos de excelência, honrar os chefes que os avaliaram positivamente, e servir como fonte de inspiração para os colegas, incentivando o crescimento e a melhoria colectiva. Os premiados desta edição foram: Ivan da Costa, Leonardo Nhanala, Salomão Dima, Cecílio Grachane, Julião Tique, Azur Momed, Natálio Mate e António Chitsotso. A todos funcionários do Fundo de Estradas, FP o PCA deixou uma mensagem de reconhecimento e agradecimento, destacando que os seus esforços não passam despercebidos e que o seu trabalho contribui para o avanço da instituição e do sector de estradas no País.
"Os sucessos que o sector de estradas alcançou no passado são importantes, mas não podemos esquecer que precisamos ser mais criativos e inovadores para continuar a trazer mais recursos e gerir da melhor forma os que já temos", concluiu Ângelo Macuácua, reafirmando o compromisso do Fundo de Estradas com a melhoria contínua e com a entrega de serviços públicos de qualidade à população. Para tornar o evento ainda mais enriquecedor, foi realizada uma palestra subordinada ao tema "Melhorar a Agilidade e Resiliência das Instituições Públicas para Alcançar uma Governação Equitativa e Responder com Rapidez às Lacunas Históricas na Prestação de Serviços", proferida pelo Dr. José Zito Licuco.