Arranca asfaltagem do troço Nambungale-Roma em Cabo Delgado
-
Publicado em fev 06, 2024.
O projecto de asfaltagem do troço Nambungale-Roma na Estrada Regional R1251, na Província de Cabo Delgado, entrou já na sua fase efectiva, com o empreiteiro e o fiscal em processo de mobilização de materiais e equipamentos para o terreno.
Trata-se de uma extensão de 35 quilómetros, onde além da asfaltagem em si deverão ser construídas três pontes, sendo uma com 40 e duas de 100 metros de extensão, bem como diversas outras obras de arte, com destaque para 70 aquedutos.
A R1251, com um total de cerca de 170 km de extensão, liga a vila distrital de Mueda e a fronteira de Negomano, que limita Moçambique da Tanzânia, e a estrada vem complementar a Ponte da Unidade, erguida sobre o Rio Rovuma e inaugurada em 2010.
Os últimos 70 quilómetros, ou seja de Roma até Negomano, foram oficialmente abertos ao público pelo Presidente de República, Filipe Nyusi, a 4 de Agosto do ano passado.
O projecto no seu todo é financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), sendo que a execução deste troço intermédio foi confiada ao empreiteiro chines ZHONGMEI, sob fiscalização do consórcio CEG&STANGE. O contrato, avaliado em pouco mais de 2.3 mil milhões de meticais, entrou em efectividade neste Fevereiro e o projecto deverá ser concluído dentro dos próximos 24 meses.
Esta que é fase 2 da asfaltagem da estrada Mueda-Negomano, que compreende Mueda-Roma, com cerca de 100 km de extensão, está dividida em dois lotes (A e B), sendo que o segundo, Mueda-Nambungale, com 64.4 km, poderá arrancar em Março e durar cerca de 30 meses. Tal como no lote A, este também inclui obras de arte, com destaque para uma ponte de 40 metros e 152 aquedutos. As movimentações do empreiteiro e fiscal, que agora se assistem, são a materialização do lançamento oficial das obras orientado pelo PR nas imediações da vila de Mueda, logo após ter dirigido a cerimónia de inauguração do troço Roma-Negomano, na localidade de Ninga. De salientar que foi na cerimónia de inauguração onde o representante do BAD no país disse que em 2019 e 2022, a instituição financeira multilateral aprovou uma subvenção adicional no valor total de 100 milhões de dólares para financiar a segunda fase deste projecto, inserido no corredor rodoviário transfronteiriço de Mtwara.