Ângelo Macuácua fala do contributo do FE no desenvolvimento da mulher
-
Publicado em abr 08, 2025.
O Professor Doutor Ângelo Macuácua, Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Estradas, FP (FE, FP), enumerou uma série de acções que vêm sendo realizadas pela instituição que dirige para o desenvolvimento da mulher moçambicana. Falando por ocasião do 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, o PCA do FE, FP, disse, por exemplo, que as estradas garantem que as mulheres possam chegar aos hospitais, escolas e locais de trabalho com mais facilidade, promovendo saúde, educação e independência financeira. Apontou também que as infra-estruturas bem iluminadas e conservadas reduzem riscos de assédio e violência, tornando a mobilidade urbana mais segura, para além de que boas estradas facilitam a participação das mulheres no mercado de trabalho e no empreendedorismo, permitindo a comercialização dos produtos e o acesso às novas oportunidades.
O PCA acrescentou que a conectividade impulsiona o progresso social e económico, beneficiando mulheres e suas famílias ao fortalecer laços comunitários e melhorar a qualidade de vida.
São estas e outras acções que indicam que o FE, FP, na sua missão de mobilizar e gerir o financiamento para o desenvolvimento e manutenção de estradas, contribui para o desenvolvimento da mulher moçambicana.
“A participação da mulher no Fundo de Estradas tem vindo a crescer. Actualmente do efectivo total de 393 colaboradores, 187 (ou seja 47%) são mulheres. A mulher está representada em todos os órgão e em todos os tipos de cargos de Direcção e Chefia”, disse.
O Presidente Macuácua reconheceu que “no Fundo de Estradas, as colegas que ocupam cargos de direcção e chefia em algum momento do desenvolvimento da nossa instituição enfrentaram desafios como preconceito e resistência cultural”. No entanto, garantiu que elas quebraram as barreiras e demonstram que a competência não tem género.
“A cada sorriso da mulher do FE, a cada batalha que vencem, vocês nos inspiram a sermos cada vez melhores funcionários e melhores pessoas em todos os domínios das nossas vidas”, destacou na sua comunicação de ocasião.
Terminou felicitando as mulheres pelo seu brilho, sua essência e por tudo o que representam no desenvolvimento do FE e da Sociedade Moçambicana.