Visita da Vice-Presidente do Banco Mundial ao Sector de Estradas

 

Visita da Vice-Presidente do Banco Mundial ao Sector de Estradas, realizada no dia 27 de Março de 2018

A Exma. Sra. Laura Tuck, Vice-presidente do Banco Mundial para a Área de Infra-estruturas e Desenvolvimento Sustentável, acompanhada pelo Country Director o Exmo Sr. Mark Lundell e outros quadros Séniores do Sector visitaram o Sector de Estradas, tendo sido recebidos pelos Exmos. Srs. Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Estradas, Prof. Dr. Ângelo António Macuácua, Director Geral da ANE, Eng° Marco Vaz dos Anjos, Directores Executivos do Fundo de Estradas e da ANE e outros Quadros Séniores.

 

Na ocasião fez-se um historial do apoio do Banco Mundial desde os primeiros projectos, Rocs - 1 e 2, com um crédito de USD262,3 milhões, que foi crucial para a reabilitação de Estradas e Pontes, pós conflito armado em Moçambique. Este apoio incluía também a capacitação institucional e primeira reforma do sector de estradas, que permitiu a criação da ANE.

Este apoio prosseguiu com o Projecto de Manutenção e Gestão de Estradas e Pontes o (RBMMP 1), considerado por muitos como o terceiro programa de estradas, cujo valor total ascendeu a USD162 milhões, com destaque para a N1 – Ligação Norte/Sul, Capacitação institucional e estudos e o (RBMMP 2) no valor de US$ 251.15 milhões que inclui o apoio no desenvolvimento institucional e formulação de políticas e estratégias para o Sector de Estradas,

Actualmente o Banco tem apoiado no estudo piloto para o fortalecimento da resiliência climática da rede rodoviária nacional, implementado na provincial de Gaza e ainda, no apoio ao desenvolvimento da capacidade do país de responder a choques económicos e sociais causados pelos eventos climáticos (cheias e ciclones) sobre a rede viária, implementado na província de Gaza).

A Vice-Presidente considera Moçambique pioneiro nos aspectos das salvaguardas ambientais e sociais, incluindo a abordagem piloto da resiliência climática em projectos de estradas, em relação aos quais encara estes projectos com muito interesse e espectativa, dado o seu pelouro ao nível do Banco ser de Infra-estruturas e Desenvolvimento Sustentável.

Neste aspecto, Moçambique destaca-se ao ser pioneiro na abordagem de salvaguardas relativas a prevenção da violência baseada no gênero e da exploração e abuso sexual de menores.

 A visita da Vice-Presidente foi também oportuna para efectuar-se o acampamento dos três Lotes do projecto de reconstrução de reabilitação pós-cheia 2012/2013 de estradas e pontes, nomeadamente:

 Lote 3 (Mota Engil), Estradas Guijá – Chókwé e Chókwé - Macarretane):

 Lote 2, Estrada Chibuto – Guijá (CHICO):

A equipa deslocou-se também ao Posto Administrativo de Chaimite no Distrito de Chibuto para um interacção com a comunidade local.

Fundo de Estradas

Av. Mártires de Inhaminga, no 170
Maputo - Moçambique

  • Telefone: (+258) 21 30 55 89
  • Fax: (+258) 21305069
  • Email: info@fe.gov.mz